Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Simplificando a consulta de glossários com o Google CSE

   Você provavelmente já conhece o Google™ Custom Search (ou em português, Pesquisa Personalizada). Ele possibilita a busca na web com diversos parâmetros personalizados.

   Já pensou em usar este recurso para facilitar sua pesquisa nos vários glossários que você encontrou na internet e salvou em seus favoritos mas que não possuem uma caixa de pesquisa? Você também pode
criar um mecanismo de busca para cada assunto ou área do conhecimento. Ou ainda, separar por idioma (glossários monolíngues ou bilíngues) etc.






   Então, aqui vai um passo-a-passo básico de como fazer isso caso você ainda não saiba:
   Se não já possui, crie uma conta no Google.

   Vá até o site do Google Custom Search e faça login, se já não o fez.

   Clique em “Criar mecanismo de pesquisa personalizado”.



   Dê um nome e descrição para o mecanismo de busca que você vai criar. Como sugestão, aconselho a criação de um mecanismo diferente para cada assunto ou área de especialização. Assim ficará mais fácil pesquisar será mais fácil organizar seus mecanismos de busca. Mas aí vai mais do gosto de cada tradutor.


   Copie e cole os links dos glossários que você tem ou escreva-os no campo apropriado, um por linha. Para mais opções de inserção de links, clique na opção "Saiba mais sobre formatação de URL". Seguindo as informações ali, você pode especificar se a busca será feita em páginas individuais, sites inteiros, partes deles ou até mesmo domínios. Isso também pode ser alterado depois. Veja o exemplo na figura abaixo:


   Escolha a edição padrão, que é gratuita (mas possui anúncios). Depois de ler e concordar com os termos de serviço, clique em avançar.

   A próxima página oferece opções de personalização de cores etc. Depois de terminar com isso, clique em avançar novamente.

   A última página fornece o código de seu mecanismo de busca caso deseje inseri-lo e seu próprio site. Mas isso não é necessário para usar o mecanismo de busca que você acabou de criar. Para poder acessá-lo, clique em "Altere os princípios básicos" e depois no nome que você deu ao mecanismo, que aparecerá na próxima página.




   E pronto! Agora é só pesquisar! Nesta mesma página de seu mecanismo de busca, também é possível acessar a página de configuração para poder adicionar mais sites (ou retirar), além de muitas outras opções de configuração.


10º   E aqui vai uma última sugestão: Você pode salvar o mecanismo de busca nos seus favoritos (ou talvez na barra de pesquisa do Firefox) por exemplo!


   Uma das vantagens do uso da Pesquisa Personalizada é que você se livra de um monte de "lixo virtual" que enche as pesquisas comuns no Google na hora de pesquisar termos. Além disso, verá apenas resultados dos sites em que confia ou que sabe que trarão informações úteis.

   E você, como tem usado essa ferramenta?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.